William Blum (nascido em 1933) é um autor US-americano, historiador e também crítico da política externa dos EUA. Na faculdade, estudou ciências contábeis. Posteriormente, ocupou um cargo de informático de nível inferior no Departamento de Estado em meados dos anos 60. Sendo inicialmente um fervoroso anticomunista com sonhos de se tornar futuramente funcionário do Serviço de relações exteriores, afirma que se desiludiu com os rumos da guerra do Vietnã.
Deixou o Departamento de Estado em 1967. Tornou-se então um dos fundadores e editores do Washington Free Press, o primeiro jornal de “mídia alternativa” (no Brasil, “imprensa marrom” [NT]) na Capital. Escreveu e publicou em 1969 uma exposição sobre a CIA na qual revelou os nomes e endereços de mais de 200 funcionários da Agência. Trabalhou como jornalista freelance na América do Sul, EUA e Europa. De 1972 a 1973 Blum trabalhou como jornalista no Chile, onde reportou a “experiência socialista” do governo Allende. Trabalhou em Londres, em meados dos anos 70 em associação com o ex-agente da CIA Philip Agee “em seu projeto de expor a CIA, seu pessoal, e seus delitos”. Sustenta-se através de seus escritos e com palestras em campi universitários.
Blum dedica, em seus escritos, uma atenção especial à CIA e seus planos e intervenções em assassinatos. Descreve-se como um socialista. Atualmente Blum edita e coloca em circulação um boletim mensal intitulado “The Anti-Empire Report” (O Relatório Antiimpério).
Livros
1986: The CIA: A Forgotten History (A CIA: Uma história esquecida) - (Zed Books) ISBN 0-86232-480-7
2000: Rogue State: a guide to the World’s Only Superpower (Estado Desonesto: Um guia para a única superpotência mundial) - (Common Courage Press) ISBN 1-56751-194-5
2002: West-Bloc Dissident: A Cold War Memoir (Dissidente do Bloco Ocidental: Memórias da Guerra Fria) - (Soft Skull Press) ISBN 1-56751-306-9
2003: Killing Hope: U.S. Military and CIA Interventions Since World War II (Matando a Esperança – (Os EUA e suas intervenções militares e da CIA desde a Segunda Guerra Mundial) - (Common Courage Press) ISBN 1-56751-252-6
2004: Freeing the World to Death: Essays on the American Empire (Libertando o mundo à morte – Ensaios sobre o Império US-Americano) - (Common Courage Press)
2013: America's Deadliest Export: Democracy - The Truth About US Foreign Policy and Everything Else (Democracia , o produto de exportação mais mortal dos EUA - A Verdade Sobre Política Externa dos EUA e tudo o resto)