TLAXCALA تلاكسكالا Τλαξκάλα Тлакскала la red internacional de traductores por la diversidad lingüística le réseau international des traducteurs pour la diversité linguistique the international network of translators for linguistic diversity الشبكة العالمية للمترجمين من اجل التنويع اللغوي das internationale Übersetzernetzwerk für sprachliche Vielfalt a rede internacional de tradutores pela diversidade linguística la rete internazionale di traduttori per la diversità linguistica la xarxa internacional dels traductors per a la diversitat lingüística översättarnas internationella nätverk för språklig mångfald شبکه بین المللی مترجمین خواهان حفظ تنوع گویش το διεθνής δίκτυο των μεταφραστών για τη γλωσσική ποικιλία международная сеть переводчиков языкового разнообразия Aẓeḍḍa n yemsuqqlen i lmend n uṭṭuqqet n yilsawen dilsel çeşitlilik için uluslararası çevirmen ağı

 03/12/2020 Tlaxcala, the international network of translators for linguistic diversity Tlaxcala's Manifesto  
English  
 AFRICA 
AFRICA / A falsa caridade de França
Date of publication at Tlaxcala: 03/05/2020
Translations available: English  Français  Español  Italiano 

A falsa caridade de França

Isabel Lourenço

 

Esta semana o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PAM) recebeu uma contribuição inicial de 400.000 € (452.000 dólares) do governo da França (UE) para apoiar crianças refugiadas saharauis nos campos na Argélia.

A contribuição francesa apoiará o programa de alimentação escolar do PAM, para cerca de 40.000 crianças em escolas e creches. Isso permitirá que cada criança receba um lanche ao meio da manhã (biscoitos nutritivos e leite), assim que as escolas abrirem novamente.

Segundo declarações de Imed Khanfir, representante do PAM e o director na Argélia esta ajuda:

 
Será fundamental para o futuro dessas crianças …. O PAM está muito grato ao povo e ao governo da França pelo seu apoio ao nosso programa de alimentação escolar…”.
 

França será então o responsável por dar a 40.000 crianças um pacote de leite e umas bolachas cinco vezes por semana. Devemos ficar emocionados? Não.

França é um dos maiores responsáveis pelo facto de estas crianças, os seus pais e avós viverem em campos de refugiados e estejam dependentes de ajuda alimentar.

 

Os 400.000 Euros divididos por 40.000 crianças dá 10 Euros por criança o que representa num ano da educação básica com uma duração mínima de 200 dias, 0,05 €/dia. Cinco cêntimos por dia não é o suficiente para comprar leite e bolachas em nenhuma parte do mundo. Segundo o PAM o custo por criança lanche é de 0,25 Euros. Baseando-nos nestes dados o contributo caritativo de França equivale a 40 lanches por criança.

40 lanches numa balança onde do outro lado estão 45 anos de ocupação e sobrevivência em campos de refugiados, 29 anos de obstrução por parte de França no Conselho de Segurança e 16 anos de guerra onde a França apoiou de forma logística o ocupante marroquino.

Se pusermos nessa balança os 400.000 Euros dos lanches e o preço de apenas um dos múltiplos aviões franceses que foram utilizados durante a guerra para bombardear os saharauis, e cujo custo rondava os 8 milhões de Euros[1], vemos a hipocrisia extrema da “caridade”.

Apoio da França a Marrocos

Durante a guerra a França participou activamente desde Nouakchott em várias ocasiões, até à retirada da Mauritânia do território saharaui, mas apoiou Marrocos com logística e financiamento durante os 16 anos de conflito armado entre a Frente Polisario e Marrocos até ao cessar-fogo em 1991.

Desde o primeiro momento que Marrocos contou com o forte apoio dos EUA e da França na ocupação do Sahara Ocidental e no genocídio do povo saharaui.

Ainda hoje o apoio militar à ocupação marroquina continua, como mostra a “DISCLOSE” e os seus parceiros de investigação (Lighthouse Reports, em cooperação com a Disclose e com o apoio da Arte, Mediapart, Radio France e Bellingcat) que analisaram vídeos, imagens de satélite e reportagens numa investigação e descobriram que aeronaves e navios de guerra vendidos por empresas francesas a Marrocos foram recentemente implicados na ocupação do território do Sahara Ocidental por Marrocos.

Leia mais

 





Courtesy of Jornal Tornado
Source: https://www.jornaltornado.pt/a-falsa-caridade-de-franca/
Publication date of original article: 01/05/2020
URL of this page : http://www.tlaxcala-int.org/article.asp?reference=28847

 

Tags: França-MarrocosSahara Ocidental ocupadoOcupação MarroquinaPAMONUUnião Africana
 

 
Print this page
Print this page
Send this page
Send this page


 All Tlaxcala pages are protected under Copyleft.