We are humans, and not machines, hence our right to vacations. We’ll be back on Sept. 1!

 17/08/2018 Tlaxcala, the international network of translators for linguistic diversity Tlaxcala's Manifesto  
English  
 UNIVERSAL ISSUES 
UNIVERSAL ISSUES / "(B)RICS+" conflitam com guerra econômica EUA vs Irã
Date of publication at Tlaxcala: 31/07/2018
Original: How BRICS Plus clashes with the US economic war on Iran

"(B)RICS+" conflitam com guerra econômica EUA vs Irã

Pepe Escobar Пепе Эскобар

Translated by  Coletivo de tradutores Vila Vudu

 

[NOTA DOS TRADUTORES: Nessa tradução escreveremos "(B)RICS" (o Brasil entre parênteses), para fazer lembrar que desde 2/12/2015 o Brasil vive sob golpe. Ninguém deve pressupor que, por estarem presentes à reunião dos (B)RICS, as autoridades brasileiras que lá apareçam tenham qualquer legítima representação democrática.]

 
 
 
A principal conclusão a extrair da reunião de cúpula dos (B)RICS em Johannesburgo é que (B), Rússia, Índia, China e África do Sul – importantes players do Sul Global – condenam fortemente o unilateralismo e o protecionismo.
 
A Declaração de Johannesburg é perfeitamente clara: "Reconhecemos que o sistema de comércio multilateral enfrenta desafios sem precedentes. Compreendemos a importância de uma economia mundial aberta."Exame mais minucioso do discurso do presidente chinês Xi Jinping expõe detalhes agudos.
 
Xi enfatiza s crucial necessidade de aprofundar "nossas parcerias estratégicas". Implica ampliar o comércio multilateral, investimentos e conectividade econômica e financeira nos (B)RICS e Além (B)RICS.
 
E implica também alcançar o nível seguinte: "É importante continuar a perseguir o desenvolvimento movido a inovações e construir a Parceria (B)RICS na Nova Revolução Industrial (ing. BRICS Partnership on New Industrial Revolution (PartNIR) para fortalecer a coordenação de políticas macroeconômicas, e encontrar mais complementaridades em nossas estratégias de desenvolvimento e reforçar a competitividade dos países (B)RICS, economias de mercado emergentes e países em desenvolvimento."
 
Se "PartNIR" soa como nome de base para uma plataforma Sul Global geral, é porque é precisamente isso.
 
Em alusão nem tão velada à retirada unilateral do governo Trump do acordo nuclear para o Irã (JCPOA), Xi conclamou as partes a "obedecer à lei internacional e às normas básicas que governam as relações internacionais e a superar disputas mediante o diálogo, e as diferenças com consultas," acrescentando que os (B)RICS trabalham inevitavelmente para "um novo tipo de relações internacionais."
 
Essas relações de novo tipo com certeza não incluem uma superpotência impondo unilateralmente bloqueio de exportação de energia – que é ato de guerra econômica – a um mercado emergente e ator chave do Sul Global.




Courtesy of Blog do Alok
Source: http://www.atimes.com/article/how-brics-plus-clashes-with-the-us-economic-war-on-iran/
Publication date of original article: 28/07/2018
URL of this page : http://www.tlaxcala-int.org/article.asp?reference=23920

 

Tags: BRICSEUA-Irã
 

 
Print this page
Print this page
Send this page
Send this page


 All Tlaxcala pages are protected under Copyleft.