TLAXCALA تلاكسكالا Τλαξκάλα Тлакскала la red internacional de traductores por la diversidad lingüística le réseau international des traducteurs pour la diversité linguistique the international network of translators for linguistic diversity الشبكة العالمية للمترجمين من اجل التنويع اللغوي das internationale Übersetzernetzwerk für sprachliche Vielfalt a rede internacional de tradutores pela diversidade linguística la rete internazionale di traduttori per la diversità linguistica la xarxa internacional dels traductors per a la diversitat lingüística översättarnas internationella nätverk för språklig mångfald شبکه بین المللی مترجمین خواهان حفظ تنوع گویش το διεθνής δίκτυο των μεταφραστών για τη γλωσσική ποικιλία международная сеть переводчиков языкового разнообразия Aẓeḍḍa n yemsuqqlen i lmend n uṭṭuqqet n yilsawen dilsel çeşitlilik için uluslararası çevirmen ağı la internacia reto de tradukistoj por la lingva diverso

 21/11/2017 Tlaxcala, the international network of translators for linguistic diversity Tlaxcala's Manifesto  
English  
 ABYA YALA 
ABYA YALA / Ação Urgente da Anistia Internacional: Campanha global pela aparição de Santiago Maldonado na Argentina
Date of publication at Tlaxcala: 17/08/2017
Original: Acción urgente: desaparición forzada de Santiago Maldonado en Comunidad Mapuche de Patagonia
Translations available: Français  English  Deutsch 

Ação Urgente da Anistia Internacional: Campanha global pela aparição de Santiago Maldonado na Argentina

Amnesty International منظمة العفو الدولية

Translated by  Agência de Notícias Anarquistas A.N.A.

 

A iniciativa do organismo de direitos humanos, uma estratégia global de solidariedade, exorta à ministra da Segurança, Patricia Bullrich; e seu chefe de Gabinete, Pablo Noceti, e ao secretário de Direitos Humanos, Claudio Avruj, a adotar as medidas necessárias para dar com o paradeiro de Maldonado, desaparecido em 1º de agosto depois da incursão de mais de 100 efetivos da Gendarmeria Nacional contra a comunidade mapuche Pu Lof em Resistência.

Segundo testemunhas, os gendarmes dispararam balas de chumbo e de borracha e queimaram os pertences das famílias da comunidade. “Desde o momento do operativo – consigna a convocatória da AI -, se desconhece o paradeiro de Santiago Maldonado, um jovem de 28 anos que se encontrava em dito território desde o dia anterior, acompanhando a comunidade em seu reclamo pela recuperação das terras. Santiago havia sido visto pela última vez enquanto fugia da perseguição da Gendarmeria Nacional”.

Anistia recorda também que o Comitê contra a Desaparição Forçada das Nações Unidas chamou ao Estado argentino a que adote “uma estratégia integral e exaustiva para a busca e localização” de Maldonado.

“Com esta Ação Urgente desde Anistia Internacional mobilizamos a nossos ativistas e escritórios ao redor do mundo para pedir por Santiago Maldonado. É imperioso que as autoridades avancem em investigações exaustivas e imparciais sobre os fatos, que tornem públicos seus resultados e que levem os responsáveis de violações aos direitos humanos ante a justiça”, assinalou Mariela Belski, diretora Executiva da AI.

Mediante esta ação, a organização também pede que se adotem as medidas necessárias para garantir a integridade física da comunidade Pu Lof em Resistência e que se brinde uma solução de fundo no marco do conflito pelo reclamo territorial.

Fonte: agências de notícias

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/08/08/argentina-frente-ao-congresso-pediram-a-aparicao-com-vida-de-santiago-maldonado/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/08/07/argentina-comunicado-da-familia-de-santiago-maldonado/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/08/07/argentina-anarquista-solidario-com-luta-indigena-mapuche-desaparece-durante-repressao-policial/





Courtesy of ANA
Source: https://amnistia.org.ar/ciberaccion-detalle/?id=149#.WZSyi_7m3V8.twitter
Publication date of original article: 09/08/2017
URL of this page : http://www.tlaxcala-int.org/article.asp?reference=21261

 

Tags: desaparecimentos forçadosSantiago MaldonadoArgentinaAbya Yala
 

 
Print this page
Print this page
Send this page
Send this page


 All Tlaxcala pages are protected under Copyleft.